Por Narayanna Borges
Além de estreitar as relações entre os dois países, as comemorações do Ano da França no Brasil representam um marco na história e cultura destas duas nações. E para reforçar o laço entre esses dois países, até fevereiro de 2010, o Museu Imperial recebe a exposição “Retratos no estrangeiro: o Brasil Imperial nos ateliês franceses”. A mostra reúne imagens assinadas por pintores, gravadores, litógrafos e fotógrafos franceses do século 19.
Em seus “retratos no estrangeiro, personalidades e anônimos da sociedade brasileira deixaram o registro de viagens e temporadas vividas na França. Outros tiveram a expressão de seus rostos registrada em ateliês franceses estabelecidos no Rio de Janeiro. E todas essas imagens ajudaram a promover o intercâmbio de experiências e a compartilhar imaginários distintos entre brasileiros e franceses da época.
Entre os destaques da exposição encontram-se retratos de d.Pedro II e da família imperial, exibidos pela primeira vez ao público. São obras de Édouard Vienot, artista que se anunciava em Paris “peintre de l’empereur du Brésil” (“pintor do imperador do Brasil”); alguns dos primeiros daguerreótipos (fotografias sobre metal) realizados no Brasil; estampas das “imprimeries” Lemercier e Didot, duas das mais famosas casas editoriais parisienses no século 19; retratos assinados por Félix Nadar, um dos maiores nomes da fotografia francesa de todos os tempos.
O acervo do Museu Imperial é um dos mais ricos do país. Toda essa riqueza histórica, incluindo os milhares de objetos, livros e imagens, estará em evidência em “Retratos no estrangeiro: o Brasil Imperial nos ateliês franceses”. A exposição está aberta ao público a de terça a domingo, das 11h às 18h. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Palácio.
ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 AGO 2010
Há 15 anos
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia