Por Frank Rocha (Nova Friburgo-RJ)
Criatividade e conscientização foram os elementos fundamentais do Projeto “Agenda Água na Escola”, que nessa sexta-feira apresentou o resultado de seu trabalho no ano de 2009. O evento aconteceu na Praça Demerval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo, e teve a participação de Três municípios; Nova Friburgo, Cordeiro e Cantagalo, e todos com o mesmo pensamento: Consciência Ambiental.
Em meio aos vários jovens, uma mensagem para o planeta. Através de pesquisas realizadas pelos próprios estudantes em quatro municípios num período de nove meses, foi possível visualizar o estado em que nossas águas estão, e a importância de se preservar para um futuro melhor. Cada escola montou um stand com os registros e fotos de suas pesquisas. Também houve apresentações de peças e músicas sobre o tema do projeto.
Além dos alunos, estiveram presentes no evento a Embrapa de Friburgo, que mostrou a importância da qualidade da água para as plantações na região e o parque dos Três Picos, fundamental com a preservação da matas, que é de onde surgem as nascentes e por onde passam os rios que abastecem os municípios. O secretário de Meio Ambiente de Nova Friburgo, Roberto Viana, em discurso, falou para os jovens a importância de se estar passando isso à diante, e comparou o trabalho a uma maratona, onde se tem sempre que passa o bastão adiante, já que os jovens serão o futuro do planeta.
O Projeto Agenda Água na Escola é uma parceria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do Consórcio Intermunicipal para Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Bengalas, Negro, Grande e Dois Rios o BNG2. Na região o projeto contou com a participação de quatro municípios; Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro e Nova Friburgo. O programa tem como objetivo o monitoramento das águas por escolas que tenham trecho em rio, ou próximo ao rio, e todo o trabalho é feito pelos alunos que utilizam Kits de monitoramento, onde é feito Coleta, medição, e parâmetro (PH, OD, DBO, turbidez, coliformes, N e P) da água. O desenvolvimento das atividades com os alunos é acompanhado pelos professores, ONG’s e entidades parceiras, e todo trabalho é feito fora do horário de aula.
ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 AGO 2010
Há 15 anos
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia