terça-feira, 27 de abril de 2010

HEMOMINAS FAZ MAIS DE 200 MIL CADASTROS DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA

Por Maria Clara Jordão (Além Paraíba-MG)
A Fundação Hemominas atua na área de hematologia, hemoterapia, células e tecidos em todo o estado de Minas Gerais, e, este ano, completou 25 anos de trabalho com a comunidade. Referência na coleta e transfusão de sangue, no tratamento de Anemia Falciforme, Hemofilia e de doenças genéticas do sangue, a Hemominas é a instituição brasileira que mais cadastra potenciais doadores de medula óssea, e até outubro de 2009, foram 207.272 cadastros no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que também faz parte da Rede Mundial de Doadores.
A medula óssea é encontrada no interior dos ossos e é responsável pela produção de hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo assim, indicada no tratamento de casos de leucemia. O cadastro feito pela Hemominas é bem simples: basta o voluntário ter entre 18 e 55 anos, boa saúde, não ser portador de doenças infecciosas ou hematológicas, e, indispensavelmente, apresentar em qualquer unidade da Fundação, documento original de identidade. Então, é colhida uma pequena quantidade de sangue, variando de 5 a 10 ml, que passa por uma classificação de medula antes de ser enviado ao Redome. O candidato à doação assina um termo de consentimento do cadastro, e a partir daí fica numa lista de registros, à espera de compatibilidade com algum dos pacientes que aguardam o transplante. Se a medula de um voluntário servir para algum paciente, o procedimento não é doloroso e nem demorado: é retirado no máximo 10 % da medula do doador, através de punções do osso da bacia, e, ele pode deixar o hospital no dia seguinte ao procedimento, tendo sua medula recomposta em 15 dias. Mas, o obstáculo de compatibilidade entre medula de um doador e de um receptor é muito grande: a chance de se encontrar medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil. Assim, para aumentar os transplantes, é necessário que o número de candidatos à doação também aumente. O cadastro para doação é feito em todo o estado de Minas Gerais, nas unidades da Hemominas, como em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Além Paraíba, entre outras cidades.

1 comentário

Unknown disse...

Olá blogueiro,
É importante lembrar também que para fazer parte do cadastro de doador de medula óssea é preciso ter boa saúde e idade entre 18 e 55 anos. Para saber mais sobre o tema clique aqui: http://bit.ly/bOqRS0
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Ministério da Saúde

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia