Por Gabriela Lobosco (Nova Friburgo-RJ)
O CINEAMOR é um festival de cinema com uma proposta diferente. Ele contempla um concurso de roteiros; oferece premiações prévias à realização do evento, fomentando a produção cinematográfica; é centrado em um único tema, o amor; é realizado em uma região que evoca o romance.
As mostras dos curtas estão programadas para o período de 04 a 13 de junho, em função da comemoração do Dia dos Namorados e o Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Assim, o evento aposta na sedução de namorados, casais, amantes e solteiros em busca de romance ou aventuras, atraídos para um final de semana na serra de Nova Friburgo.
Haverá uma programação paralela, com exposições de arte, espetáculos musicais, filmes, gastronomia, poesia e oficinas.
A mostra competitiva de curtas-metragens que compõe a agenda do CINEAMOR exibirá produções assinadas por cineastas de todo o país. De São Paulo temos Ressaca, de Rene Brasil e A mais forte, de Rick Mastro. Do Rio de Janeiro, temos Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso; Uma canção de dois humanos, de Giovane Barros; Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro; Vida vertiginosa, de Luiz Carlos Lacerda; Fácil como a vida, de Pedro Perazzo; Sitiados, de Marcello Quintella e Boynard; e O cão, de Luciano Dantas. Do Nordeste, foram selecionados Depois da Chuva, de Helton Paulino (Campina Grande); São, de Pedro Severien; e Tchau e Benção, de Daniela Bandeira (ambos de Recife), além de Céu limpo, de Marcley de Aquino e Duarte Dias. Para finalizar, de Porto Alegre, temos Palavra Roubada, de Mirela Kruel e Felipe Diniz, e A menina metalingüística e o menino melancólico, de Guga Caldas (Brasília), também selecionado no concurso de roteiro e projetos promovido pelo festival com o filme A florista do outro lado da praça.
Segundo a direção do evento, os curtas selecionados formam um painel significativo que reforça a certeza de que o AMOR é realmente um tema inesgotável, provocativo e transformador. Os estilos cinematográficos são diversos dando a oportunidade para o público mergulhar sob o tema através de diferentes focos e olhares.
Os organizadores não têm dúvida de que o CINEAMOR será uma rica contribuição para a formação de novas platéias e um incentivo a produtores e cinéfilos para voltarem seus olhares a esse gênero que sempre encantou a todos.
O 1º CINEAMOR conta com o patrocínio da ENERGISA, da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e apoio institucional da Prefeitura de Nova Friburgo. Todos eles – organizadores, patrocinadores e apoiadores – apostam não só na promoção de um gênero cinematográfico, que já foi uma das maiores bilheterias do cinema, como na oportunidade de promover e divulgar o turismo cultural da cidade, aliado ao seu aspecto romântico.
ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 AGO 2010
Há 15 anos
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia