quarta-feira, 9 de junho de 2010

FIÉIS HOMENAGEIAM SANTA RITA DE CÁSSIA EM EUCLIDELÂNDIA

Por Ingred Jóia (Cantagalo-RJ)
Católicos de Euclidelândia, 2° Distrito de Cantagalo, RJ, celebram neste fim de semana de 22 e 23 de maio a festa de Santa Rita de Cássia, considerada a santa das causas impossíveis. A missa em homenagem, foi realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, onde ocorreu a celebração e procissão neste dia (22) de maio.
Os devotos em homenagem a Santa Rita como de costume carregam rosas vermelhas e velas brancas percorrendo as principais ruas da cidade levando a imagem de Santa Rita, até o retorno a Igreja, para assim agradecerem a graça recebida.
Depois da procissão os devotos assistiram as homenagens prestadas, queima de fogos e show com a Bandahia. No domingo (23), um almoço vai reunir os fiéis mais devotos, de modo especial os que pertencem à paróquia dedicada à santa e a noite acontecerá o show com a Banda Sensashow.
Segundo a coordenadora da pastoral da liturgia da paróquia Santa Rita de Cássia, Cleonice Aparecida Silva Formaio, comemora a festa e está encantada com o número de fiéis que participaram da festa a cada ano __todos os anos a igreja enche e fica gente até do lado de fora da igreja, fico muito feliz, afirmou.
De acordo com os organizadores da festa a expectativa é reunir mais de dois mil devotos das cidades vizinhas como Cordeiro, Macuco, Boa Sorte, que vão até a igreja agradecer curas e milagres ou pedir por causas impossíveis, motivo pelo qual a santa é conhecida.
Vida de Santa Rita de Cássia
Conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.
Desde jovem, Rita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha, resolveram casá-la com um jovem de família nobre, mas de temperamento excessivamente violento. Ela suportou pacientemente tal situação por 18 anos até o assassinato do marido que tinha muito inimigos na cidade.
Porém, crescia em seus filhos o desejo de vingança. Rita pediu que Deus os levasse, pois seria melhor que outra tragédia. Assim, perdeu os filhos. Rita estava livre para dedicar-se a Deus e pediu para entrar no Convento das religiosas Agostinianas da cidade. Mas naquela comunidade só podiam entrar virgens. Então, ela transformou sua casa num claustro, onde rezava as orações habituais das religiosas. Segundo a tradição da igreja, a santa morreu em 1547, depois de ter vivido uma vida religiosa consagrada.
No século XVII foi beatificada e em 24 de Maio de 1990, canonizada. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contemplá-la na Igreja do Convento de Cássia, na Itália, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia