Por Maria Izabel Leal (Nova Friburgo-RJ)
Praticar esporte não precisa ser uma atividade entediante. Combinando com outros fatores, pode se tornar super agradável. Procure um lugar que se respire ar puro, com belezas naturais, o canto dos pássaros e o barulho das águas caindo e batendo nas pedras abafando o silêncio profundo. Nesse ambiente você encontrará uma maneira de se divertir e se exercitar sem nem perceber.
O cenário da serra coberto por matas, montanhas, rios e cachoeiras fazem o turismo de Nova Friburgo ser um grande potencial. A procura pela prática de esportes radicais movimenta o setor. Nas regiões de Lumiar, São Pedro da Serra estão concentradas as atividades como rappel, cachoeirismo, raffting, canoagem e também as caminhadas ecológicas.
O mercado de turismo de aventura vem crescendo e se tornando a maior procura por visitantes da cidade. Nova Friburgo, mais conhecido no país como pólo de moda íntima, tem explorado essa nova área e tem despertado curiosidade e interesse dos turistas.
Os distritos de Lumiar, São Pedro da Serra estão afastados do centro da cidade e rodeado por área verde. Muitas empresas na cidade tem explorado esse mercado promissor. Oferecendo passeios de Jeep, rafting, rapel em pedras e cachoeiras, canoagem e caminhadas.
Para a prática desses esportes é preciso tomar certos cuidados. Principalmente com a segurança. A atenção com a saúde, com a necessidade de manter o corpo hidratado, uma alimentação saudável com frutas e legumes incrementando o cardápio são extremamente importantes.
Porém, mais do que isso, deve se observar atentamente alguns itens importantes. As condições dos equipamentos da empresa prestadora do serviço, a capacitação e a habilitação dos guias e instrutores e procurar se informar sobre o histórico da empresa também.
Em questões de turismo radical é importante a segurança necessária para a prática das atividades.E observar também a responsabilidade que o grupo que oferece os passeios tem com a natureza, com o espaço do lazer.
Cabe também ao turista cumprir com o seu dever de cidadão. Colaborar e seguir as normas de segurança e não desrespeitar a fauna e a flora da região. Contribuindo para a diversão de todos e o fortalecimento da prática das atividades radicais e ecológicas.
ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 AGO 2010
Há 14 anos
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia