O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. No ano passado foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde 178 casos da doença em Petrópolis, 36 a menos do que em 2008, entretato, os números são alarmantes. Com o objetivo de conscientizar a população da importância do auto exame e da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) realizará a Campanha Outubro Rosa.
O primeiro evento será no dia 26 de setembro com uma caminhada pela cidade. A saída será na Catedral, a partir das 15h, com chegada na Praça da Liberdade. "A campanha é para chamar a atenção das mulheres, com a intenção que aprendam a fazer o auto-exame, procurem o médico a qualquer sinal de nódulo e façam periodicamente o exame de mamogragia. Queremos uma maior conscientização para que possamos diminuir os casos de morte na cidade", exlicou a mastologista do Hospital Alcides Carneiro, Marilda Plácido.
Nos dias 23 a 30 de outubro a Catedral, o Obelisco e o Hotel Sesc-Quitandinha serão iluminados de rosa para chamar a atenção das pessoas, onde haverá shows, palestras e exposições. O câncer é uma doença de alta taxa de crescimento e multiplicação celular com invasão para outros tecidos, na maioria das vezes sem um agente determinado. A participação e o carinho dos familiares é muito importante, ajudando no melhor enfrentamento da doença e do tratamento. Hoje a cura pode ser alcançada em mais da metade dos cânceres em sua fase inicial e o controle da doença em sua maioria.De acordo com a coordenadora do programa de saúde pública da prefeitura, Vânia Werneck, a falta de acesso a saúde é o principal problema. "Temos que incentivar as mulheres a procurar mais o médico, a ter mais acesso aos programas de saúde pública. Se detectado no início, há grande chance de cura", concluiu.
A maior incidência do câncer de mama é em mulheres entre 49 e 69 anos, mas é indicado o exame de mamografia a partir dos 40 anos de idade. O município dispõe de um único aparelho de mamografia, porém, ainda não está em funcionamento. A Secretaria de Saúde informou que o mamógrafo que está instalado no Centro de Saúde depende de obras estruturais na sala de exames, exigidas pela Vigilância Sanitária do Estado, para poder entrar em funcionamento. A previsão para o término da obras é até final de outubro.
Os exames de mamografia da rede pública podem ser realizados nas clínicas e unidade conveniadas a prefeitura: Instituto Petropolitano de Radiologia, Clínica Berger e Casa Providência.
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia