Por Marianny Mesquita (texto) e Narayanna Borges (vídeo)
Três palestras e auditório lotado foram as atrações do penúltimo dia da Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá de Petrópolis. A primeira parte da noite foi direcionada para os alunos de jornalismo, abordando a produção para TV, com os produtores Eduardo Callado, da TV Brasil, e Ariane Marques (foto), da Inter TV. A segunda parte do evento contou com a presença do coordenador de criação da Biruta - Mídias Mirabolantes, Glaucio Reynaud. Todos fizeram valer o tema escolhido para este ano e mostraram que são prata da casa e ouro no mecado.
O produtor da TV BRasil, Eduardo Callado, falou sobre as suas experiências de estágio no terceiro setor, comparando com as dificuldades enfrentadas como profissional de um programa nacional de entretenimento, Atitude.com. "Acho bacana passar para os alunos como a minha experiência como estágiário em ongs me acrescentou na minha atividade atual. É muito legal estar agora deste lado passando o conhecimento que aprendi ao longo do curso de jornalismo para pessoas que têm o mesmo sonho que eu tive, enquanto aluno", contou.
Já a Produtora da Inter TV, afialiada da TV Globo, Ariane Marques, abordou os problemas que devem ser superados diarimente durante a produção de matérias para três jornais regionais, os quais abordam todas as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. "Durante a minha palestra tive a intenção de mostrar um pouquinho como é o dia-a-dia de um produtor na redação, todas as dificuldades e compensações da atividade. Falei sobre a responsabilidade com a verdade, apuração e condução do VT para o repórter. Tentei deixar claro que a matéria que vai ao ar parte dos pensamentos do produtor, é ele quem "vende" a pauta para o editor e explica como deve ser feito para o repórter".
Trabalhando desde 2007 na Biruta - Mídias Mirabolantes, coordenador de criação, Glaucio Reynaud, falou sobre o espaço crescente da publicidade diferenciada no campo de mercado e explicou a visão da empresa onde trabalha. "A Biruta tem um conceito de fazer uma publicidade diferente, ou seja, mirabolante mesmo, com o foco no cliente que deseja um marketing promocional criativo. Oferecemos um vasto portifólio de mídias alternativas, como uma ação que fizemos que foi por carro de Fórmula-1 estacionado no meio de uma rua movimentada de São Paulo. São ações que geram publicidade espontânea, atendendo as necessidades de cada cliente que nos procura", disse.
Os alunos mostraram muito interesse com o vasto repertório de conhecimento apresentado pelos palestrantes. "Fiquei muito satisfeita com tudo o que vi e ouvi aqui hoje, me acrescentou bastante e abriu o meu campo de visão para que caminho seguir quando me formar", falou a estudante do 7º período de publicidade, Luíza Moraes.
ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 AGO 2010
Há 15 anos
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia