terça-feira, 27 de outubro de 2009

SEMANA DA COMUNICAÇÃO DE 2009 COMEÇA EM ALTO ESTILO

Por Amanda Santos e Geise Mascarenhas(texto e foto), Geise Mascarenhas e Sabrina Fontes (vídeo)
Este ano, a Universidade Estácio de Sá decidiu abrir o evento de forma diferente, não foi na própria universidade, como de custume, mas na sala Manuel Bandeira, no Museu Imperial. O professor Bibiano Gomes começou falando da importância da língua portuguesa. Em seguida, o cineasta Victor Lopes (foto) apresentou seu filme “Língua, vidas em português”. Após assistir ao documentário, os alunos debateram o tema com o cineasta e os professores Bibiano Gomes, Maurício Ferreira e a coordenadora do curso de comunicação social Gisele Barreto.
O filme “Língua, vidas em português” foi lançado em 2004 e foi o primeiro filme digital lançado no Brasil. Produzido pela TV Zero e rodado em quatro continentes, conta com personagens comuns e também ilustres, como os escritores José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Mia Couto e os músicos Martinho da Vila e Pedro Magalhães. A história relata a vida de pessoas que falam português em diversos países, como Índia, Moçambique, Portugal, Angola, Brasil e Japão. O documentário mostra as diferentes culturas que pertencem à mesma língua, pois, segundo José Saramago, “não há língua portuguesa, há línguas em português”.
Para encerrar o evento, houve a exibição de dois documentários feitos por alunos do ensino médio da rede pública de Petrópolis, com a apresentação dos mesmos após os filmes. Foram sorteados brindes para a platéia, como revistas e camisas da universidade.

1 comentário

Marcus Lessa disse...

Filme e palestra muito comentados pela universidade, muitos alunos e professores elogiando. Infelizmente não pude comparecer, mas quem foi não deve ter se arrependido.

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia