segunda-feira, 2 de novembro de 2009

GRUPO QUER REDUZIR NÚMERO DE ANIMAIS ABANDONADOS EM PETRÓPOLIS

Voluntária do Gapa ao lado de Marina Freire, 10 anos, que ganha o seu primeiro gato

Por Geise Mascarenhas
O Gapa-ma - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente de Itaipava - foi criado em setembro de 2002, após Carlos Eduardo Pereira, hoje presidente da instituição, recolher um cãozinho abandonado. Nesse momento ele decidiu organizar um grupo que se dedicasse a fazer um trabalho voltado para os animais de rua.
A ong , no entanto, só foi formalizada em 2005. Em 2006 associou-se a WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal - uma das mais importantes instituições que lutam pelo bem estar animal em todo mundo, com sede em Londres. O título de Utilidade Pública Municipal foi recebido em 2008.
Aproximadamente 100 voluntários, dos quais 25 ativos, integram a organização e contribuem para que o trabalho seja realizado. A ong não tem sede ou canil. Os animais recolhidos ficam nas casas dos voluntários até serem adotados. Estima-se que haja cerca de 20 mil animais abandonados nas ruas de Petrópolis. A situação é mais grave nas comunidades carentes.
A cada mês o Gapa tem entre 60 a 70 animais prontos para adoção. Após serem retirados das ruas eles são vermifugados, vacinados e castrados e só então poderão ir para um novo lar. Em outros casos, quando o cachorro de rua é bem tratado pela comunidade, o Gapa vacina, castra, devolve e monitora a situação. A lei permite a figura do cão comunitário, que pode ter um ou mais responsáveis.
De acordo com Carlos Fernando Motta, vice-presidente, o Gapa vem construindo uma rede de auxílio e já conta com veterinários que fazem consultas e cirurgias mais baratas e conseguem adquirir medicamentos com preços subsidiados diretamente dos Laboratórios.
A Prefeitura contribui com R$ 2 mil por mês para que o Gapa atue como agente do Programa Municipal de Esterilizações Gratuitas. Mas a ong não consegue fazer todo o trabalho necessário e, muitas vezes, deixa de atender um chamado – faltam voluntários e recursos são insuficientes.
As doações dos animais são feitas em duas feiras mensais que acontecem em Itaipava: no primeiro sábado de cada mês no subsolo de um Supermercado e, no terceiro sábado do mês, no Parque de Exposições.
O Gapa procura novos voluntários e espera obter mais doações para ampliar o seu trabalho. Maiores informações podem ser encontradas no site: www.gapaitaipava.com.br e, ainda, através do telefone 2222.8419 e do e-mail: ajudeogapa@gapaitaipava.com.br.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia