quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

GREVE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO SOBRECARREGA SINE

Por Marianny Mesquita
Desde o início da greve dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, além da locação de vagas de serviços, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) passou a ser o responsável também pelo pagamento do seguro-desemprego e emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Com apenas cinco funcionários em atividade, o Sine de Petrópolis já contabilizou quase 400 atendimentos feitos a mais até o momento, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando o órgão contava com o dobro de pessoal.
Os funcionários do ministério não têm previsão para retorno das atividades, sobrecarregado o Sine reduziu a captação por vagas de emprego, por não haver tempo hábil para contactar os servidores. "Somos uma agência de empregos, nossa prioridade que é o contato com o empregador para locação de vagas está ficando esquecido por falta de tempo. Essa situação vai prejudicar muito gente porque está na época de divulgarmos os empregos temporários e isso não está tendo como ser feito", contou a subchefe do Sine de Petrópolis, Rafaela Guerra.
A procura pelo pagamento do seguro-desemprego se tornou o serviço mais procurado do órgão, que não consegue atender à demanda. "As filas começam a se formar às 7h, vêm pessoas de cidades próximas como Xerém e Caxias, onde a situação dos postos é ainda pior, mas acaba nos sobrecarregando. Assim, tivemos que reduzir o número deste serviço com a distribuição de 30 senhas diárias, o pior é que alguns não entendem e ainda somos xingados", acrescentou Rafaela.
Até o momento, o Sine realizou cerca de 1,3 mil atendimentos entre os dias 1 e 30 de novembro, quase 400 a mais se comparado com a mesma ápoca do ano passado. O dado mais surpreendente é o crescimento de mais de 145 pedidos de seguro-desemprego feitos em novembro de 2008, para 340 no mesmo mês deste ano.
Vale lembrar que para dar entrada no seguro-desemprego é preciso apresentar o comprovante do pagamento do FGTS; ter sido demitido há mais de sete dias; levar originais dos documentos de CPF, RG e CTPS, além dos guias marrom e verde e o termo de rescisão de contrato.
O Sine funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua General Osório, 12, no Centro.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia