Por Marianny Mesquita
Os moradores do Carangola estão preocupados com as condições da água que abastece as casas de cerca de 10 mil famílias do bairro. Entre os anos de 2005 e 2006, houve um surto com mais de 40 casos diagnosticados de hepatite B, contraídos devido à insalubridade da água consumida. Na semana passada, mais de cinco pessoas apresentaram os sintomas da doença e foram hospitalizadas.
Segundo Albanir Francisco da Silva, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Divino e Adjacências (Amada), a água que abastece a região é própria e não recebe os cuidados de higiene necessários para o consumo. "Estamos pedindo desde 2002 que a Águas do Imperador faça o abastecimento do bairro. Quando houve o surto da doença em 2005, estiveram aqui representantes da concessionária e da Secretaria de Saúde que prometeram resolver o problema e distribuíram hipoclorito de sódio para que a população colocasse em suas caixas d'água. Mas com o tempo a situação permanece a mesma", contou.
De acordo com a chefe de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Elisabeth Cavalcanti, quem tiver ingerido água sem tratamento pode ter complicações com alguns agentes infecciosos, tais como diarréia e hepatite A. Caso o cidadão apresente sintomas de vômito e diarréia após a ingestão de água, deverá procurar uma unidade de saúde para verificar qual o tipo de infecção e o tratamento mais adequado.
A concessionária Águas do Imperador informa que não existe manancial disponível para a região e nem rede de abastecimento. Segundo a empresa, alguns estudos já foram feitos e existe a possibilidade de implantação de redes de abastecimento – ainda sem previsão – para a região do Cidade Nova. Nas regiões onde a ocupação é irregular, a Águas do Imperador não pode realizar ligações. Já a Comdep anunciou que vai enviar um ofício para à Águas do Imperador, solicitando que o Carangola seja atendido pela concessionária.
ESTÁCIO NO AR MADUREIRA - Ed. 02 AGO 2010
Há 14 anos
seja o primeiro a comentar!
LEIA ANTES DE COMENTAR
TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE
- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.
OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia