quarta-feira, 2 de junho de 2010

MIRANTE DA GRANJA GUARANI ESTÁ PRATICAMENTE DESTRUÍDO

Por Gisela Dantas (Teresópolis-RJ)
Uma tragédia silenciosa faz parte da realidade da cidade de Teresópolis, o Mirante da Granja Guarani, uma das construções mais enigmáticas da cidade está sendo destruída pelo tempo e principalmente pelo descaso.
Construído em 1929 pelo artista português Jorge Colaço, um pintor mundialmente conhecido, o monumento tem colunas revestidas com azulejos pintados a mão retratando lendas indígenas e uma vista de tirar o fôlego.
O mirante foi tombado em 1987, depois de uma grande mobilização da população em resposta a tentativa da Caixa Econômica de derrubá-lo para transformar a região em lotes. No entanto o tombamento não significou a salvação do monumento, que continua abandonado e cada vez mais deteriorado.
- Teresópolis precisa de uma lei em defesa do patrimônio que leve os proprietários a reformar e conservar esses monumentos, como acontece na cidade do Rio de Janeiro onde a isenção de impostos para quem mantém uma construção tombada. Enquanto não temos essa lei, nossa memória vai sendo destruída. Desabafou Regina Rebello, funcionária e pesquisador da Secretaria Municipal de Patrimônio.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia