segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PÃES PRODUZIDOS EM CURSO PROFISSIONALIZANTE SÃO FORNECIDOS PARA A COMDEP

Por Roberta Müller
As inscrições para o curso profissionalizante de padeiro, do Educandário Princesa Isabel, que atende jovens carentes na localidade Lopes Trovão, no Alto Serra, já foram encerradas. Agora, até o fim do ano, vinte alunos aprenderão, sem precisar pagar nada, como fazer pães, bolos e cucas. Após serem formados, a maioria dos jovens é encaminhada à padarias da cidade e sai do curso empregada. Um diploma é entregue pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, que administra a instituição.
Além disso, por causa de uma parceria com a prefeitura, os produtos fabricados no educandário são servidos como lanche para os funcionários públicos do município. Quase 1.500 pães, por exemplo, são produzidos diariamente no local e entregues aos trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).
A instituição exerce está função há cerca de cinco anos. Antes, funcionou como escola e patronato. O curso de padeiro é um dos mais importantes, mas também são oferecidas atividades artísticas, culturais e esportivas, além de outros cursos profissionalizantes como auxiliar de escritório, cabeleireiro, costureira, garçom, manicure, pizzaiollo e técnicas de vendas.
De acordo com o coordenador do educandário, Pedro Xavier, a principal função da instituição é dar oportunidade aos jovens, “para que eles desempenhem um papel e se insiram na sociedade”. Mas lembra que todos precisam estar matriculados. “Aqui seria mais um reforço escolar, com a parte de socialização. Por isso, ninguém pode estar fora do colégio. Além disso, tem que ter um comprometimento, temos uniformes e carga horária”, completou.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia