sábado, 10 de abril de 2010

PROBLEMAS NO RIO DE JANEIRO SE REFLETEM NO INTERIOR DO ESTADO

Por Bruno Pedrete (Nova Friburgo-RJ)
Segundo informações oficiais, as fortes chuvas que cairam entre a noite de segunda-feira e a manhã desta terça-feira, não causaram prejuízos e nem vítimas em Nova Friburgo. Entretanto, parte da população friburguense sentiu na pele os efeitos do caos urbano ocorrido no mesmo período no Grande Rio, que submergiu diante da frente fria que atinge o estado do Rio.
Os ônibus intermunicipais que deixaram a Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, na manhã de ontem tiveram que voltar no meio do caminho por causa da interdição total da Ponte Rio / Niterói e o engarrafamento monstro da Estrada Manilha, entre Niterói e São Gonçalo. Diante do quadro caótico na estrada, a Viação 1001 interrompeu por várias horas a partida de ônibus com destino ao Grande Rio. As saídas só foram normalizadas no início da tarde. Já os ônibus que chegavam ao município sofreram grandes atrasos durante todo o dia.
Diversos friburguenses em carros particulares também ficaram no meio do caminho e optaram por retornar à região serrana. Há notícias de que muitos friburguenses que estavam na segunda-feira à noite no Rio não conseguiram retornar e ainda ontem enfrentavam vários problemas devido ao nó ocorrido no trânsito na capital e municípios vizinhos.
Outras vítimas do caos no Rio e região foram os 56 pacientes friburguenses que fariam tratamento contra o câncer em hospitais da capital. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as vans alugadas pela Prefeitura saíram de Friburgo na madrugada desta terça-feira, no horário habitual, mas os veículos também tiveram que fazer meia-volta no caminho. O sistema informatizado de agências bancárias e de outras instituições em Friburgo também sofreram com os reflexos ocorridos no Rio e ficaram fora do ar por várias horas nesta terça-feira.
Os bombeiros do município não atenderam nenhum chamado por causa das chuvas entre a noite de segunda-feira e a manhã de ontem. Já a Defesa Civil atendeu a apenas um chamado sem gravidade: o telhado de uma casa ruiu no centro da cidade, mas como está desabitada não causou maiores apreensões. Apesar das insistentes ligações, funcionários da Defesa Civil disseram que apenas a coordenadoria do órgão pode dar informações sobre indagações adicionais, como, por exemplo, se o município está ou não em estado de alerta com a frente fria estacionária no estado do Rio.
Já os sites meteorológicos informam que a previsão de chuva persiste até a próxima segunda-feira, 12, embora o volume esperado seja dentro da normalidade da época. A previsão de chuva para esperada para os próximos dias é de 12mm nesta quata-feira; caindo para 2mm na quinta-feira; Para a sexta-feira são esperados 4mm; no sábado, 2mm; e no domingo 5mm.

seja o primeiro a comentar!

LEIA ANTES DE COMENTAR

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO LIDOS E MODERADOS PREVIAMENTE

- Serão publicados aqueles comentários que respeitarem as seguintes regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;

- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seus comentário.

OBS: Os comentários feitos no blog não refletem a opinião da Rede JILÓ PRESS de Comunicação Multimídia